CONGREGA 2017  
Processo Seletivo de Inverno 2017  
BannerCREDIES  
Banner Institucional  

Projeto da Urcamp durante a Expofeira de Bagé mobiliza mais de 1500 estudantes

O projeto Expoaula, criado pelos cursos de Agronomia e Veterinária demonstra para estudantes da cidade a importância das atividades do campo. As aulas acontecem dentro da programação da 104ª Expofeira de Bagé.

O que é um gado de corte? O que ele produz e de que forma? Qual a diferença de um gado de corte para um gado de leite? Essas são algumas das questões direcionadas aos estudantes durante as Expoaulas. Os alunos do Ensino Fundamental e Médio chegam em turmas trazidos pelas escolas. E é dentro do Parque Visconde de Ribeiro Magalhães que eles conhecem os mecanismos de produção do campo, atividades que fazem parte da economia da nossa região. A Expoaula passa pelos pavilhões onde acontece a esquila das ovelhas, pavilhão de aves, bovinos, artilharia com maquinários antigos, além das mini palestras com entidades parceiras, como o Irga e IFSul, Embrapa e uma agência bancária, que ensina formas de se economizar. Derik Ranetti do 5º ano do Ensino Fundamental ficou impressionado com o que viu. “Tô achando muito legal, aprendendo coisas que nem tinha ideia de como funcionavam, os tipos de vaca, o que elas produzem, estou adorando”, conta.

O trabalho também estimula os acadêmicos, que atuam como monitores durante a expedição. Cézar Augusto da Silva Rodrigues está no quarto semestre de Agronomia. “Pra nós é uma satisfação mostrar pra essa criançada da cidade o valor do campo, da onde vem o alimento”, explica. O professor da Agronomia Derli João Siqueira da Silva diz que a Expoaula tem o intuito de instrumentalizar o estudante, numa atividade que é a base da região. “Queremos integrar a juventude urbana com a atividade da produção rural, porque estamos numa zona de produção primária”.

As Expoaulas seguem a próxima sexta-feira, 14, e devem atingir no total mais de 1500 alunosl. A coordenadora do projeto, professora Elianinha Collares explica que cada estudante ficará responsável pela produção de uma redação que será avaliada por professores da Urcamp. O resultado deverá ser divulgado em 15 dias. As melhores redações serão premiadas com tablets, notebooks, um ano de escola de inglês gratuita e uma poupança. A escola que tiver o maior número de redações vai participar de um dia de campo, em dezembro numa propriedade rural de Bagé.

 

Contato

Av. Tupy Silveira, 2099
CEP 96400-110

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(53) 3242 8244

(53) 3242 8898