BannerCREDIES  
Banner Institucional  

Representantes de Instituições de Ensino Superior associadas ao COMUNG cumprem agenda no Canadá

Reitora Lia Quintana integra comitiva que representa as IES associadas ao COMUNG e é recebida pelo prefeito de Sherbrooke.

Em missão de estudos ao Canadá, 28 alunos representantes de 12 IES Comunitárias associadas ao COMUNG e de uma representante da ACAFE, participaram de conferencias na Universidade de Sherbrooke. Trata-se da terceira edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, cujo foco é capacitar os gestores das universidades em temas como inovação, planejamento estratégico, gestão de recursos humanos, formas de organização acadêmica, entre outros.

A missão internacional ao Canadá tem como propósito conhecer as experiências das seguintes instituições: Université de Sherbrooke, École de Technologie Supérieure (Montreal), University of Waterloo (Toronto), Royal Ontario Museum (ROM), McMaster University e Ryerson University.

Na Universidade de Sherbrooke, o grupo participou de palestras sobre atuação da Faculdade de Medicina e das Ciências da Saúde: destaque para a pesquisa e as formas de colaboração com a comunidade regional, além da perspectiva pedagógica orientada para o teórico e a prática, por meio dos laboratórios de simulação clinica, tendo em vista os desafios da inovação na formação em saúde. As faculdades de Administração e de Engenharia expuseram suas experiências acadêmicas, sempre orientadas pela relação entre a teoria e a pratica e em associação com as empresas da região, estas orientadas pela inovação, enquanto posicionamento estratégico.

O Sherbrooke Innopole, ligado a Prefeitura de Sherbrooke, é o centro de colaboração entre as empresas e a Universidade, com programas nas áreas social, da saúde, da energia, entre outras. A atuação do Innopole está focada na integração entre a pesquisa universitária, o plano de desenvolvimento dos municípios e o interesse de inovação das organizações. Assim, é estabelecida e relação entre o governos, as universidades e as organizações, com o propósito de reunir os interesses em torno de uma agenda propositiva, sempre atentos as demandas socioeconômicas da região.

Assim, ao receber os alunos do COMUNG, o Prefeito de Sherbrooke, Sr. Bernard Sevigny, reforçou a importância do compromisso assumido com a Universidade, no sentido de oportunizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação. A Reitora Lia Quintana, representante oficial do COMUNG na missão, em seu pronunciamento destacou a importância de conhecer a experiência de Sherbrooke e nos desafios que se apresentam para os governos, as empresas e as universidades no Brasil. Para a Professora Lia “o relacionamento entre a prefeitura e a Universidade de Sherbrooke é um bom exemplo. A gestão municipal apoia a universidade e ela ajuda na gestão municipal de forma efetiva”

Nesta sexta-feira, 14, comitiva será recebida pela École de Technologie Supérieure (Montreal).

 

 

Contato

Av. Tupy Silveira, 2099
CEP 96400-110

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(53) 3242 8244

(53) 3242 8898