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Curso de Nutrição da Urcamp comemora nota 4 do MEC

A avaliação conceitua os cursos entre 1 e 5.

O Curso de Nutrição da Urcamp vive um momento histórico dentro o Centro de Ciências da Saúde. No último sábado, 15, data em que se comemora o Dia do Professor, a graduação recebeu a notícia de Conceito 4, em uma escala de 1 a 5, na Avaliação de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação. O MEC visitou a Instituição entre os dias 10 e 11 de outubro, e avaliou as dimensões Organização Didático Pedagógica; Corpo Docente; e Infraestrutura.

De acordo com a Coordenadora do curso de Nutrição, professora Mônica Palomino, o resultado é o esforço de cada um que se envolveu direta ou indiretamente no período de avaliação que inicia muito antes da visita do MEC. “Tivemos duas anteriores, com nota 3, e este primeiro 4 é graças ao conjunto. Setores, alunos, funcionários e até professores que nem são parte da Nutrição, mas que se dedicaram para mostrar o curso como ele realmente é”, menciona ao destacar que o curso existe desde 1998 e tem duração de 4 anos e meio.

A Nutricionista se emociona ao analisar os resultados. “É muito amor. Há 21 anos tínhamos esse sonho de criar a Nutrição na Urcamp, e agora vivemos essa realidade que nos faz ver que absolutamente tudo valeu a pena”. Para instaurar o curso, a equipe trabalhou durante três anos no projeto de implantação e desde então vem acompanhando a evolução. “Cada conquista; cada momento alcançado, valeu a pena! Eu só tenho dito muito obrigada, pois existia uma vibração tão grande aqui dentro do Centro da Saúde, que todo mundo buscou a integração com a Instituição, com o curso, com o Centro. A nota é na Urcamp. A nota é da comunidade. Eu agradeço a todos. E também a Deus”, reflete.

 

Relatório do MEC

A nota geral foi Conceito 4 e de acordo com o relatório enviado pelo MEC, dentro das três dimensões avaliadas, a infraestrutura merece destaque na qualidade dos laboratórios. Porém, outros pontos foram citados com nota 5: a titulação, que vem a ser o corpo docente; a experiência profissional; a produção científica; e o trabalho da Coordenação. “Temos um corpo de professores estruturado há bastante tempo e o nosso profissional está inserido no mercado. O Curso forma para que ele seja apto a escolher a saúde pública, saúde coletiva ou a nutrição clínica. Então se constrói uma graduação motivadora”, explica a Coordenadora.

No documento Projeto Pedagógico do Curso (PPC), foram apontados como fortes os pontos objetivo do curso, perfil do egresso, estrutura curricular, estágio supervisionado, atividades complementares, TCC, política de apoio aos acadêmicos e a integração do curso com o Sistema Local e Regional de Saúde/SUS.​

​Vale lembrar que os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Civil e Psicologia também possuem Conceito 4 do MEC. ​De acordo com a Pró-Reitora Acadêmica, professora Virginia Dreux, "o somatório de cada curso contribui com a nota da Instituição e melhora o Índice Geral de Cursos", conclui.

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