Vestibular de Verão  
FeiradeProfissoes  
congreganositedaurcamp  
Banner Institucional  

Urcamp lança Programa de Pedagogia Universitária

Foi lançado, pela Reitoria no Salão de Atos da Universidade, o programa que busca levar ainda mais qualificação ao quadro de professores da Instituição. O curso será ministrado durante 2017, com renovação a cada ano.  

Atualmente a Universidade da Região da Campanha conta com um universo de 360 professores que atuam nas mais diferentes áreas da docência em Bagé e região, através dos Campi. E foi para este público interno que a Reitoria lançou o programa Pedagogia Universitária, que vai tratar da formação e qualificação dos professores e metodologias de aprendizados. 

A apresentação contou com uma abertura encaminhada pela Reitora Lia Quintana. Ela citou os recursos que a Universidade dispõe envolvendo projetos de extensão, estudos de caso, trabalhos científicos, entre outros, todos eles visando estender o nível de capacitação dos professores. O propósito agora é oferecer mais uma ferramenta aos docentes, por meio de um cronograma organizado e didático. O conteúdo foi formulado por uma comissão interna de professores de diferentes áreas do ensino, com ênfase na área da pedagogia. A Pró-reitora Acadêmica Virgínia Dreux e a Assessora Acadêmica Viviane Gentil se revezaram na apresentação do programa aos professores, que começa a ser implantado de março à dezembro do ano que vem. “O Programa de Pedagogia Universitária visa o aperfeiçoamento constante dos professores da Instituição e vai debater diversos temas relevantes no desempenho diário docente em sala de aula. Hoje o nosso aluno está cada vez mais exigente no seu exercício diário e por isso é importante que esse aperfeiçoamento aconteça”, destaca Dreux.  

 

O programa inclui 12 temas que serão estudados e detalhados entre os docentes:

1- Concepções de Ciência, Saber, Didática e Saber – Escolar;

2- Processo de Ensinagem;

3- Relações interpessoais;

4- Coreografias didáticas;

5- Metodologias ativas;

6- Ações Interdisciplinares;

7- Suporte tecnológico;

8- Avaliação em sala de aula;

9- Fundamentos legais;

10- Política Institucional: normatizações internas;

11- Avaliação Institucional: interna;

12- Avaliação Institucional: externa. 

 

O curso ainda prevê ações como: palestras e debates, oficinas pedagógicas, oficinas de atualização, fórum permanente de atualização, encontros e orientações para professores recém contratados, assessoria pedagógica de caráter específico a professores e cursos, seminários integradores, painéis, cursos de formação e aperfeiçoamento, especialização, diálogos Universitários, Produções Científicas, mostras e publicações. 

A professora Lídia Guterres, que coordena o curso de Fisioterapia na Universidade, mesmo tendo mais de 20 anos de docência, acredita que ainda pode se aprimorar com a capacitação proposta. “Eu tenho uma expectativa boa de dinâmica de aprendizado. Espero conhecer mais sobre docência, ampliar a minha criatividade na hora de ministrar uma aula e de passar os conhecimentos”, pontua. 

O Programa Pedagogia Universitária está sendo institucionalizado em todas as Universidades do Rio Grande do Sul. A Reitora Lia Quintana diz que esse trabalho é uma das prioridades da Instituição. “Se queremos nos manter com qualidade precisamos ter um quadro de professores motivados e estimulados pela Instituição a se manterem qualificados e atualizados. Isso é um compromisso dessa gestão”, resume.

 

Contato

Av. Tupy Silveira, 2099
CEP 96400-110

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(53) 3242 8244

(53) 3242 8898