Agradecemos a todos  
Banner Institucional  
BannerCREDIES  

Trabalho do projeto Patrimônio Digital da Urcamp é selecionado para o Fórum Nacional de Museus

 

O primeiro trabalho do projeto Patrimônio Digital que está sendo desenvolvido por uma equipe de docentes e acadêmicos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) foi selecionado para participar do 7° Fórum Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram), que será realizado entre os dias 30 de maio e 4 de junho, em Porto Alegre. No total, a comissão organizadora do evento recebeu 137 inscrições de trabalhos de todo o Brasil para apresentação oral e para categoria pôster e, entre eles, está o da Urcamp.

 

Para a coordenadora do projeto, historiadora Clarisse Ismério, é de extrema importância esse trabalho que está sendo realizado, pois normalmente os sites dos museus são solicitados para empresas. “Esse projeto está sendo desenvolvido na universidade com uma equipe multidisciplinar e soma esforços em fazer uma produção acadêmica”, destaca.

 

O projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias e metodologias para digitalização do patrimônio (material e imaterial) nos espaços de memória de Bagé.          As atividades estão sendo trabalhadas primeiramente no Museu Dom Diogo de Souza, pois é nele que está a grande parte da história e do patrimônio cultural da cidade. Com isso, o projeto tem o intuito de promover uma revitalização digital do acervo do Museu.

 

A equipe de pesquisa está formada pelos docentes Clarisse Ismério, Fábio Paz, Ângela Carretta, Elisabeth Drumm e Carmem Barros, além da participação dos acadêmicos Denizar Souza, Josiéllen Milano e Mateus Moreira, envolvendo os cursos de História, Pedagogia, Administração, Arquitetura e Sistemas de Informação. Conforme o grupo considera-se que o trabalho em conjunto dos cursos deve ser mantido para que, de forma colaborativa, se ampliem as possibilidades de conhecimento sob a perspectiva da Digital Humanities.

Neste sentido, o projeto visa envolver a virtualização do acervo de museus, com a utilização de ambientes virtuais, além de investigar técnicas, metodologias e estratégias que ampliem o acesso ao conhecimento às pessoas que visitam o Museu.

patrimonio digital

 

Contato

Av. Tupy Silveira, 2099
CEP 96400-110

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(53) 3242 8244

(53) 3242 8898