Congrega Prazo prorrogado  
Banner Institucional  
BannerCREDIES  

Comitiva de Bagé e reitora participam de reunião de articulação do Parque Científico e Tecnológico Binacional do Pampa

comitivaembrasilia

Na tarde de ontem, a reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), professora Lia Maria Herzer Quintana, e uma comitiva de autoridades de Bagé, com o prefeito Divaldo Lara, do PTB, cumpriram agenda na Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa de Desenvolvimento (SEPED) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília.

Na ocasião, eles estiveram reunidos com o diretor do Departamento de Políticas e Programas de Desenvolvimento, Fábio Larotonda, e com a diretora do Departamento de Políticas e Programas para Inclusão Social, Sônia da Costa.

O encontro visou articular espaços orçamentários, em 2018, para a implantação do Parque Científico e Tecnológico Binacional do Pampa. Sônia destacou a importância do ministério receber “arranjos organizados” e que a reunião mostrou que há uma sociedade preparada para receber o projeto estruturado pelo ministério e demais outros parceiros. “Vamos fazer o possível para organizar ele em aporte de pesquisa, estrutura e contribuir na construção do arranjo produtivo e para o parque tecnológico. O possível para que realmente os arranjos produtivos da oliveira, por exemplo, ovinocultura e demais que estão surgindo na região sejam fortalecidos e organizados de uma forma com perspectivas futuras de inovação tecnológica”, enfatizou.

Segundo a diretora, a secretaria tem dado atenção especial à região. Ela comentou que um edital já está aberto direcionado ao pampa gaúcho. “São projetos que poderão ser apresentados até 2 de outubro e estamos convidando, especificamente esse arranjo, para que realmente se inscreva e participe desta seleção pública”, complementou.

A reitora frisou que está sendo trabalhado o desenvolvimento local e arranjos produtivos. Lia elencou, também, que o polo nas regiões não pode ser necessariamente voltado para tecnologia da informação, mas, sim, para as vocações locais. “Hoje sabemos que o maior empregador é ainda a microempresa e, com isso, vai capacitar as empresas locais para questões produtivas nossas, como a cadeia produtiva da ovinocultura, das oliveiras. Há várias vocações locais que podemos trabalhar”, acrescentou.

O encontro também discutiu a possibilidade de incluir o Congrega Urcamp na 14ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, que ocorrerá entre 23 e 29 de outubro.

Contato

Av. Tupy Silveira, 2099
CEP 96400-110

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(53) 3242 8244

(53) 3242 8898