Bem vindo! Hoje é quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Curso de Formação de Professores e Gestores Escolares acontece em Hulha Negra

Faltam, agora, apenas dois municípios para concluir esta primeira etapa: Itacurubi, no dia 10, e Candiota, no sábado, dia 11 de agosto.

Dando sequência ao cronograma do curso de formação de professores e gestores escolares, a Urcamp, na manhã desta quarta-feira, 08, deslocou-se para a cidade de Hulha Negra, onde uma média de 50 inscritos se dividiram entre a Biblioteca Municipal e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o seu primeiro encontro presencial. A abertura foi realizada pela pró-reitora da Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professora Elisabeth Drumm – que neste ato representa a reitora e
presidente do Corede Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana; e a Coordenadora Pedagógica do município, Silene Gonçalves Silva Comin, que é, ainda, aluna da turma de gestores.

Em sua fala, Elisabeth relembra o que ela e a professora Lia Quintana vêm destacando nos demais seis  municípios onde o primeiro encontro presencial já aconteceu, no que se refere à importância da educação e da formação de professores. “Esse curso está acontecendo graças ao voto da Consulta Popular 2016/2017, quando a população elegeu como prioridade a formação de nossos professores. Foi através desse resultado se possibilitou o convênio entre o Governo do Estado, a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e os Coredes. A partir daí 11 universidades do Comung se organizaram para realizar este curso e toda estrutura foi pensada de forma
em conjunto, o que possibilitou este momento que estamos vivenciando hoje”, explica a pró-reitora.

Antes de passar a palavra para a coordenadora pedagógica, foi feito um agradecimento à Secretaria Municipal de Educação, pelo empenho dentre seus professores e que fez a articulação para a realização do curso.

Silene representou a Secretária de Educação, Adriana Delabary, pois, como ela mesma declarou, toda equipe da secretaria estava inscrita no curso e a Secretária ficou no Gabinete. “Mas ela pediu que eu transmitisse a vocês que todos se sintam muito bem vindos; pois desde que tomamos conhecimento do convênio, nós nos interessamos fizemos tudo que era necessário para viabilizá-lo aqui. Nós, enquanto professores e gestores, sabemos a nossa carência a importância de termos cursos relacionados à formação. E quando fiquei sabendo que seria a Urcamp, também fiquei muito feliz, pois a professora Marlisa foi minha professora, e eu acredito que serão momentos de muito aprendizado e de compartilhar informações. Inclusive, aproveito para deixar uma passagem de um autor que eu gosto muito, o Cortella: ‘há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um
pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães; cada um vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, ao se encontrarem, trocam ideias’".
Em Hulha Negra, uma turma de professores iniciou o curso, sob responsabilidade da docente Ângela Carretta, e uma de gestores escolares, com a professora Marlisa Fico. As aulas foram divididas em dois prédios: Biblioteca Municipal e Universidade Aberta do Brasil (AUB), porém o intervalo aconteceu em conjunto, para a interatividade das duas turmas. O próximo município que inicia o curso é Itacurubi, na sexta-feira, dia 10, e as atividades deste primeiro momento encerram no sábado, com a cidade de Candiota.

Entenda o curso

O curso de formação de professores e gestores escolares é proveniente da votação da Consulta Popular 2016/2017, quando 63 municípios elegeram como prioridade a educação em suas cédulas. Graças ao resultado, foi firmado um convênio entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS), Conselhos Regionais de Desenvolvimentos (Coredes) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Das 15 instituições que são parte do Comung, 11 estão responsáveis pela organização dos cursos de formação em todas as regiões do estado.


A Urcamp assumiu as áreas de abrangência do Corede Campanha e Corede Fronteira Oeste, realizando a capacitação nos municípios de Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Lavras do Sul, São Gabriel, Hulha Negra, Itacurubi e Candiota. O31 recurso destinado da Consulta Popular 2016/2017 é de aproximadamente R$ 4 milhões de reais. O curso vai até 28 de setembro, com encontros presenciais
(16h) e a distância (44h).